O período entre 1994 e 2024 viu diversos gêneros musicais florescerem, colocando em evidências movimentos que vão desde o Nu Metal do Linkin Park até o Ska do No Doubt, passando pelo Pop Punk do Green Day, o Indie Rock do The Killers e muito mais.
Refletindo sobre esse período de 30 anos que viu tanta movimentação na cena musical, a rádio KROQ, de Los Angeles, escolheu quais foram as 500 melhores músicas destas três décadas. A seleção tem um peso ainda maior por se tratar de uma das rádios mais importantes dos EUA, famosa por sua programação alternativa.
A lista tem poucos nomes recentes – no Top 25, por exemplo, a música mais nova é “Pumped Up Kicks”, hit do Foster the People que foi lançado em 2010. Em posições mais baixas, até é possível ver algumas escolhas mais próximas do ano atual, como “Broken”, do lovelytheband (2017) na 93ª posição, ou “The Less I Know The Better”, do Tame Impala, ocupando a posição 235.
O grande destaque da lista, no entanto, é o Linkin Park, ocupando ao mesmo tempo a última e a primeira posições. Curiosamente, no 500º lugar, está justamente a música mais recente da lista: “The Emptiness Machine”, lançada em 2024 pelo LP com sua nova vocalista Emily Armstrong.
Já o primeiro lugar ficou com o clássico “In the End”, eterno hino do Nu Metal e uma das músicas mais formativas dos Anos 2000, superando outros hits como “Mr. Brightside”, do The Killers, “Everlong”, do Foo Fighters, e “Seven Nation Army”, do The White Stripes, para levar a medalha de ouro.
TMDQA