Com uma turnê robusta a ser cumprida ao longo deste ano, o System Of A Down reacendeu as especulações sobre um possível novo álbum de estúdio — o primeiro desde os lendários “Mezmerize” e “Hypnotize”, ambos lançados em 2005. As apresentações, que inclui uma passagem pelo Brasil, estão todas com ingressos disputadíssimos, marcando o retorno mais extenso da banda aos palcos desde 2017.
Apesar da movimentação, os integrantes vêm jogando baldes de água fria nos fãs mais esperançosos sobre a chegada de um álbum novo. Em entrevista à NME, o baixista Shavo Odadjian reforçou que, embora a banda esteja “sempre conversando”, não há garantias sobre novo material. “Se acontecer, precisa ser incrível. Não pode ser só uma jam”, explicou. Já o vocalista Serj Tankian, em declarações anteriores, revelou ter se tornado passivo no processo criativo dos últimos álbuns e apontou que um novo disco exigiria uma abordagem completamente diferente.
O guitarrista Daron Malakian também não vê com tanto entusiasmo a ideia de dar continuidade à discografia. Em papo com Rick Rubin, ele revelou não se identificar com a ideia de retomar a “história” da banda depois de tanto tempo: “Talvez há 10 anos isso me empolgasse. Hoje, não tenho tanta certeza.” O baterista John Dolmayan foi na mesma linha e disse que só voltaria ao estúdio sob “diretrizes muito rígidas”. Ele também abordou as desavenças públicas com Serj Tankian, especialmente no campo político, mas garantiu que a alma da banda vai muito além disso.
Os caras se reuniram em 2020 para lançar os singles “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz” visando arrecadar fundos para a causa Armênia. Mas foi uma ação pontual da banda que manteve a expectativa por um novo disco no limbo. Por ora, o que resta é aguardar os próximos passos e torcer pra que essa nova fase nos palcos acabe gerando frutos no estúdio.
O System Of A Dowm marcará presença no Brasil com apresentações agendadas para Curitiba, no dia 06 de maio (Couto Pereira); Rio de Janeiro, em 08 de maio (Engenhão); e em São Paulo nos dias 10 e 11 de maio (Allianz Parque) e 14 de maio (Autódromo de Interlagos).
rádiorock