Emmy 2019 | Maioria das séries indicadas na categoria de comédia têm protagonistas mulheres

Emmy 2019 | Maioria das séries indicadas na categoria de comédia têm protagonistas mulheres

Em 17/07/2019
por Flávia Vidor

Quase todas as séries indicadas à categoria de Melhor Comédia no Emmy 2019 têm uma coisa em comum: mulheres como protagonistas. Essa é a primeira vez na história da premiação que tal hegemonia é vista na categoria. As séries indicadas foram “The Good Place”, “Boneca Russa”, “Fleabag”, “The Marvelous Mrs. Maisel”, “Barry”, “Veep” e “Schitt’s Creek”. Com a exceção de “Barry”.

É claro que o Emmy já premiou comédias com mulheres em destaque ao longo dos anos, de “I Love Lucy” (1953 e 1954) à própria “The Marvelous Mrs. Maisel” (2018), mas nunca havia acontecido de uma maioria de indicados terem protagonistas femininas. Há quem associe o crescimento de histórias com mulheres como personagens principais aos desdobramentos do movimento #MeToo, que fez com que alguns executivos da TV olhassem para as atrizes também como protagonistas da comédia não estereotipadas.

+ Lana Del Rey implora por papel de Priscilla Presley em cinebiografia de Elvis

Vale ressaltar ainda que essas personagens fogem dos muitos estereótipos de donas de casa, mães, a gostosa burra, entre outros, ainda que algumas das personagens estejam inseridas em contextos parentais. Para Robert Rorke, colunista do The New York Post, a vitória de “The Marvelous Mrs. Maisel” no ano passado também sinalizou uma mudança importante na forma como as comédias têm sido comercializadas agora, majoritariamente através de plataformas de streaming.

Fonte: B9